A Ribeira Brava é constituída por quatro freguesias (Campanário, Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua).
A 15 km do Funchal, o Município da Ribeira Brava tem um património cultural do qual fazem parte a igreja matriz, o Forte, o Museu Etnográfico da Madeira (instalado num antigo solar rural) e dois pequenos núcleos museológicos.
Este concelho e toda a ilha da Madeira é caracterizada pelo clima de bom tempo, dominante tanto no verão como em quase todo o inverno, tornando a visita apetecível em qualquer altura do ano.
A Ribeira Brava é um excelente local para passar férias conciliando as praias com os famosos passeios pelas levadas. Porém, a Ribeira Brava apresenta outros atractivos, com realce para o Museu Etnográfico da Madeira, instalado numa antiga casa que funcionou, a partir do séc.XIX, como engenho de moagem de cana de açucar e produção de aguardente. Passando a integrar o património regional, acabou por receber esta incumbência, estando provida de muitos dos objectos das actividades tradicionais da ilha da Madeira.
Por outro lado, valerá também a pena visitar a Igreja Matriz, em cujo adro se realizam diversas festividades, com destaque para o arraial de São Pedro, que leva milhares de forasteiros ao centro da vila.
Na esplanada central, onde se ergue um monumento ao filho ilustre deste concelho, o Visconde da Ribeira Brava, e funciona um posto de informação turística, numa pequena fortificação (Forte de S.Bento), concentram-se muitos populares que tornam a vila numa espécie de centro de convívio ao ar livre.
Como instalações recentes e modelares, a Ribeira Brava tem para oferecer o Centro Desportivo da Madeira, as Piscinas da Ribeira Brava, diversos campos de futebol e polidesportivos.
Adaptado de: http://www.cm-ribeirabrava.pt/