sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ribeira Brava cataloga vinte e dois mil livros



     A Câmara Municipal da Ribeira Brava, através da secção de Informática e funcionários da Biblioteca Municipal e em parceria com a própria Delegação Escolar da Ribeira Brava, concluíram o projeto 'Biblioteca On-Line', reunindo um total de 22 mil obras.
     Trata-se de uma ação de informatização em rede de um conjunto de bibliotecas escolares que engloba as nove escolas do 1º ciclo do concelho da Ribeira Brava, cujo acervo é composto essencialmente por obras infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, ainda o acervo literário da Delegação Escolar, classificado com um património rico em obras do início do século XX, e da Associação Desportiva do Campanário, com obras principalmente relacionadas com esta freguesia.
     Rui Gouveia, responsável pelo pelouro da educação da autarquia, explicou que "inicialmente a ideia era resumir a gestão de informação apenas à Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, mas com o evoluir do projeto analisou-se e implementou-se para que as bibliotecas do concelho, escolas e outras entidades, possam de uma forma personalizada, colaborar com a partilha de informação referente aos documentos existentes nas suas bibliotecas, preenchendo e atualizando em base de dados com a informação solicitada".
     O leitor passará, deste modo, a usufruir, à distância de um clique, de todo este património documental, efetuar reservas, consultas de outros dados, bastando para tal estar registado numa destas bibliotecas.
     O utente, para além de toda a informação catalogada poderá também encontrar o tema que mais lhe interesse, facilitando, deste modo, a sua pesquisa.
     Neste momento, cerca de 1.400 leitores são beneficiados por este projeto, com cerca de 800 pertencerem às escolas do 1º ciclo e o restante, aproximadamente, 600 leitores, estarem registados na Biblioteca Municipal.
     As escolas do 1º ciclo têm também um grande contributo atingindo quase os sete mil e quinhentos volumes. As restantes obras que compõem este projeto são propriedade da Associação Desportiva do Campanário e da Delegação Escolar da Ribeira Brava.

Fonte: Diário de Notícias, edição de 27 de Agosto de 2012